Thursday, May 04, 2006

O OLHAR DE OUTROS : Anselm Kiefer



Este é um óleo de 1973, intitulado Parsifal, referindo-se à obra de Wagner, pois este alterou, como conta nos diários, o título de Eschenbach, que era Parzival; a razão que deu foi a de querer salientar diferenças de concepção entre uma e outra obra, considerando a sua mais mística do que a medieval, e deixando uma alusão aos "parsi", persas, e aos "fol", "fous", loucos. Não são razões muito claras, mas aceitamo-las, não há outro remédio.
Muito interessante, neste óleo contemporâneo, é o modo como o espaço é tratado : escuro, aprofundado até ao ponto onde um discreto brilho de coroa feito das palavras redentoras, "o mais santo milagre"e" salvação ao salvador" ( Hochsten Heiles Wunder! Erlosung dem Erloser ! ) paira sobre uma taça larga ( não um vaso ) pousada sobre uma mesa quadrada, como que aludindo ao círculo inscrito no quadrado das gravuras alquímicas mais conhecidas.O despojamento é total, não há maneirismos, nesta exposição, também ela secreta, do Graal.
O percurso de Kiefer é feito de uma paixão pela história alemã e seus mitos que ele justifica com a data do seu nascimento: 1945. A Alemanha precisava, de facto, de ser redimida de um presente terrível, o que só poderia ser feito através da dignidade e da nobreza do passado longínquo.
O Parsifal surge numa altura em que se desentende de Joseph Beuys, com quem tinha estudado até aí. Na opinião de alguns dos seus críticos, mais do que interpretar a obra de Wagner, interessou-lhe o fenómeno da utilização das figuras, míticas ou históricas.
A luz discreta do Graal atravessava o tempo, transformava e desse modo "redimia"o espaço, mesmo o mais negro e mais contaminado: " zum Raum wird hier die Zeit" ( aqui o tempo transforma-se em espaço ).

2 comments:

Anonymous said...

Primeiro fora Eu gostaria de dizer soberba blog!
Eu tinha uma pergunta rápida que eu gostaria de pedir se você não fizer isso mente.
Eu era curioso saber como você concentre-se e limpar sua mente antes escrevendo.
Eu tenho tinha tempos difíceis limpando meu mente na obtenção de meu ideias lá
fora. Realmente faço ter prazer em escrevendo no entanto parece ser os primeiros 10 a 15 minutos são perdido só
tentando descobrir como começar. Qualquer Recomendações ou dicas ?
Saúde !

Anonymous said...

Mesmo não importa se alguém não saber depois seu até
outro usuários que eles irão auxiliar, então aqui é
ocorre .